quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fotos e mais detalhes da exibição "Australia's Family Jewels"

O Centro de Artes de Melbourne se prepara para sacudir suas fundações com a abertura da exibição AC/DC Australia's Family Jewels, (AC/DC - Jóias da Família Australiana), a partir de 7 de novembro. A exibição conterá raridades incluindo a jaqueta de couro usada por Bon Scott, falecido ex-vocalista da banda, bem como seu passaporte, a letra da Highway to Hell escrita à mão pelo próprio, além de cartas pessoais do cantor.

A exibição, gratuita ao público, terá verdadeira relíquias como por exemplo os papéis de imigração assinados pelas famílias de Scott e dos irmãos Angus e Malcolm Young, quando chegaram à australia, na década de 1960. É a primeira exibição a ser aprovada pela banda e a conter ítens doados pela mãe de Bon Scott, Isa Scott. Uma oportunidade rara para um curador, disse Fischer para o Melbourne Leader (Jornal). "Isto é praticamente uma cronologia de 35 anos. É uma exibição de pesquisa". "Eu não tentei ser compreensivo, mas ao invés disso, peguei o melhor material que pude encontrar para representar diferentes períodos da banda".

"A senhora Isa Scott, mãe de Bon Scott, gentilmente nos cedeu verdadeiros tesouros, incluindo fotos e o passaporte do cantor. Há alguns anos ela nos deu a última jaqueta de couro de seu filho", disse Fischer, mencionando Bon Scott, vocalista que morreu em 1980.
A irmã de Angus Young, Margaret, também contribuiu e desenterrou dois dos uniformes usados pelo Angus no início da banda, feitas por ela para o irmão, e o próprio Angus doou um protótipo do uniforme de colégio que o tornou famoso no mundo todo. "Nós temos o uniforme do Super Angus, o qual ele vestiu para uma apresentação no programa Countdown (TV da Australia) em 1975 e uma fantasia de demônio que raramente foi vista", disse o curador da exibição, Tim Fischer.

O curador, Tim Fischer, lamenta pelos cidadãos de Melbourne que não são necessariamente fãs da banda e não irão experimentar o fenômeno que é o grupo: "AC/DC é visto por algumas pessoas como um pouco fora de moda ou não comercialmente famosos", ele disse. "Muitas pessoas não iriam admitir, mas o AC/DC é o grupo australiano mais influente do mundo. Nenhum outro artista tem esse apelo e essa presença pública que a banda tem".
Fischer começou com a relativamente pequena coleção do Centro de Artes, que começou a catalogar itens da banda em 1988, e emprestou a maioria da coleção com dois colecionadores extremamente devotados, sendo um de Nova York. Os itens também foram comprados, solicitados e doados por diversas fontes.

"Nós conseguimos também os canhões de palco que a banda usa, trouxemos eles dos EUA". Visitantes vão apreciar uma tela gigante de projeção para mostrar performances ao vivo da banda. Haverá também uma parede de posters, doze camisetas de fans e uma jaqueta coberta de botons e distintivos do AC/DC.

"Eu tento contar a história por meio de diferentes objetos intercalados com uma seleção de imagens que se movem ao som de primeira qualidade da banda tocando ao vivo, incluindo a órdem cronologica e alguns clips do Countdown" diz Fischer.
Os anos de formação da banda passados em Melbourne estão representados através de fotos de shows no Council Club Hotel em Preston até apresentações na North Altona Tech em 1975. Também será possível ver na exibição uma das guitarras customizadas do Angus Young, videos de apresentações ao vivo e entrevistas de jornais da época, além de uma réplica dos canhões utilizados nos shows pela banda, durante a música "For Those About To Rock

Enquanto organizava a exibição, Fischer ficou estarrecido pela ética de trabalho do AC/DC. "Em 1975, quando eles estavão vivendo em Melbourne, eles fizeram 268 shows no mínimo. Eles geralmente faziam dois shows por dia. Eles faziam a mesma coisa na Europa e nos EUA e continuaram fazendo isso por um bom tempo", diz ele. "Se compararmos com os Sex Pistols (que fizeram apenas 4 shows e uma tour), a banda inglesa só fez 15 shows durante um ano".
Fischer termina dizendo que a história do AC/DC é realmente uma resposta dada pelos fãs. "A relação entra banda e fãs é um dialogo. Os fãs só querem se divertir e a banda provém essa diversão por mais de 30 anos".

A exposição AC/DC Australia's Family Jewels está no Centro de Artes de Melbourne, na Galeria 1 até 28 de fevereiro de 2010. A entrada é franca.

Uma galeria de fotos da exibição selecionadas pelo AC/DC Brasil pode ser vista nesse link. Outras fotos montrando outros itens podem ser vista no Flickr.

Traduzido de Melbourne Leader e Herald Sun

Última atualização ( Qui, 19 de Novembro de 2009 14:05 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário